top of page

Neuralgia do Trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo, também conhecida como neuralgia trigeminal, é uma condição dolorosa que afeta o nervo trigêmeo, um dos principais nervos da face. Este nervo é responsável por transmitir sensações de dor e outras sensações para partes do rosto, incluindo a testa, as bochechas, o nariz, os olhos e a mandíbula.

A neuralgia do trigêmeo é caracterizada por episódios de dor intensa e súbita em áreas específicas do rosto, muitas vezes desencadeada por atividades cotidianas simples, como comer, falar, tocar o rosto ou até mesmo sentir um toque leve. Conhecida como a dor do suicídio, por ser comparada a uma forte descarga elétrica lancinante.

Como ocorre

A neuralgia do trigêmeo pode ocorrer devido a várias razões, mas uma das causas principais é a compressão do nervo trigêmeo por estruturas adjacentes, como vasos sanguíneos. Essa compressão pode irritar o nervo, levando à ocorrência de episódios dolorosos.

Outras causas podem incluir:

1. Esclerose Múltipla: Uma condição na qual o sistema imunológico ataca a bainha de mielina que envolve os nervos, incluindo o nervo trigêmeo, levando à irritação e dor.

2. Lesões ou Danos no Nervo Trigêmeo: Trauma facial, cirurgias anteriores na região da face ou lesões podem danificar o nervo trigêmeo, causando neuralgia.

3. Tumores: Tumores adjacentes podem comprimir o nervo trigêmeo, resultando em sintomas de neuralgia.

4. Anomalias Vasculares: Anomalias nos vasos sanguíneos próximos ao nervo trigêmeo podem causar compressão ou irritação do nervo.

5. Desgaste Natural: Em alguns casos, a neuralgia do trigêmeo pode ocorrer devido ao envelhecimento natural do corpo, onde as estruturas ao redor do nervo podem pressioná-lo com o tempo.

Em resumo, a neuralgia do trigêmeo pode nascer devido a uma variedade de fatores que resultam em compressão, irritação ou dano ao nervo trigêmeo, levando à ocorrência de dor intensa e episódica na face.

 

Atuamos na Life Advanced com grande eficácia nesse tipo de disfunção descomprimindo o nervo trigêmeo e associando ao tratamento de terapia neural para auto regulação funcional do mesmo.

Image by Francisco Gonzalez
bottom of page