Bruxismo

Bruxismo refere-se à ação involuntária de ranger ou apertar os dentes, principalmente durante o sono. Causado por diversos fatores, como estresse, ansiedade ou problemas odontológicos
Como ocorre
O bruxismo tem sua etiologia no mau funcionamento das articulações têmporo-mandibulares (ATMs). Toda articulação, especialmente as ATMs, deve ter 100% dos movimentos, pois elas movem-se em todas as direções espaciais durante as funções exercidas pelo sistema estomatognático. A maioria das pessoas faz mastigação unilateral, o que faz com que a cabeça da mandíbula (côndilo) do lado da mastigação (lado de trabalho) faça pressão na zona bilaminar (retro-discal), resultando em agressão ao nervo trigêmeo, chamada de nocicepção. Esta agressão envia sinais nocivos para todo o sistema nervoso central, afetando áreas importantes no cérebro como a formação reticular, sistema límbico e hipotálamo.
Quando dormimos, o sistema nervoso autônomo (SNA) assume o controle do cérebro, que controla funções como batimentos cardíacos, ventilação pulmonar, circulação sanguínea e linfática. Com a pressão retro-discal enviando milhões de estímulos nociceptivos para todo o cérebro, o SNA não consegue realizar suas funções adequadamente e tenta posicionar a mandíbula de forma a evitar a pressão na zona retro-discal. No entanto, as posições dos dentes do lado de trabalho (mastigação) e do lado de equilíbrio (não mastigação) são diferentes, com planos oclusais distintos. Quando o SNA tenta posicionar a mandíbula de forma a evitar a nocicepção, o articulado dentário fica instável, sem uma posição definida, levando a mandíbula a procurar uma posição estável, muitas vezes resultando em esfregamento e tornando-se incontrolável em algumas situações durante o sono, especialmente na fase do sono REM (movimento rápido dos olhos).
Portanto, é crucial tratar a causa do bruxismo e não apenas fornecer soluções paliativas.
Tratamento
Os tratamentos convencionais são apenas um paliativo para o problema. O paciente terá que usar, sempre, um dispositivo ou placa, pois a causa do problema não é tratada.
A etiologia do bruxismo está na respiração bucal e isso não é tratado com técnicas comuns.
Por mais que o paciente faça a reabilitação oral e use os dispositivos convencionais, ele voltará a quebrar os dentes e terá que usar placas ou outros dispositivos para o resto da vida.
Fazendo o Protocolo Life Advanced o paciente fica totalmente curado do bruxismo pois o problema é tratado na raiz, a partir do sistema estomatognático.